Estimativa da velocidade em colisões a partir da rotação do motor em casos de “congelamento” do ponteiro do velocímetro


Resumo

A perícia em acidente de trânsito busca reconstruir a dinâmica de um determinado evento. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma nova abordagem na análise do “congelamento” do ponteiro do velocímetro de um veículo envolvido em colisão, ampliando os horizontes do conhecimento e da interpretação dos vestígios pelo Perito Criminal. O valor de rotação do motor é um parâmetro valioso, pois permite estimar o valor de velocidade e confrontá-lo com aquele apresentado pelo velocímetro do veículo. Um estudo de caso é apresentado ao leitor, de forma prática, como um guia para relacionar as variáveis cinemáticas do evento, possibilitando o cálculo da velocidade das unidades móveis envolvidas, colaborando, portanto, na elaboração de dinâmicas de extrema complexidade.


Referências

  1. TOCCHETTO, D., ESPINDULA, A. Criminalística: procedimentos e metodologias. Brasil: Millenium Editora (2022).
  2. DOS REIS, E.L, Velocímetros – quando o travamento da agulha pode retratar a velocidade de colisão. Revista Brasileira de Criminalística, vol. 5, nº 3, novembro de 2016, p.39-48.
  3. MARSHALL, H.P. Maximum and Problable Fuel Economy of Automobiles. SAE Technical Paper Series, Anais... 400 Commonwealth Drive, Warrendale, PA, United States: SAE International (1980).
  4. SMITH, G.L. Commercial Vehicle Performance and Fuel Economy. SAE Technical Paper Series, Anais... 400 Commonwealth Drive, Warrendale, PA, United States: SAE International (1970).
  5. BORUTZKY, W. Bond Graph Methodology Development and Analysis of Multidisciplinary Dynamic System Models. Springer (2010).
  6. FIRESTONE, F.A. A new analogy between mechanical and eletrical system elements. Journal of the Acoustic Society of America, 3: p. 249-267, (1933).
  7. NICOLAZZI, L.C., ROSA, E. da, LEAL, L.C.M. Introdução à modelagem quase-estática de automóveis. Brasil: Publicação interna do GRANTE- Depto de Engenharia Mecânica da UFSC (2012) p. 14-15.
  8. GILLESPIE, T.D. Fundamentals of vehicle dynamics, revised edition. Warrendale, USA: SAE International (2021) p. 24-25.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Revista Brasileira de Criminalística

Compartilhe

Autor(es)