Estudo de caso: determinação da velocidade de um veículo em sinistro de trânsito por meio da leitura dos códigos de falhas de suas unidades eletrônicas


Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso referente a um atropelamento com vítima fatal, em que foi solicitada a determinação de velocidade a partir da leitura de dados das unidades eletrônicas do veículo atropelador. Foram utilizados equipamentos normalmente empregados em oficinas de reparo veicular para, através dos dados de falhas ocorridas no veículo e registradas em suas unidades eletrônicas, determinar a velocidade no momento do atropelamento, corroborando e complementando as conclusões dos laudos de local e de imagens de câmeras de segurança. É apresentada a metodologia utilizada, que não depende de deflagração de airbag nem do uso de CDRs (Crash Data Retrieval) ou ferramenta forense específica, assim como uma breve introdução teórica sobre o assunto, permitindo a replicação dos métodos aplicados.


Palavras-chave

Run-over
Speed Definition
ECU
Electronic Control Unit
Atropelamento
Determinação de Velocidade
ECU
Unidade Eletrônica Veicular

Referências

  1. ISO 15031-3: 2004, First Edition, Road vehicles — Communication between vehicle and external equipment for emissions-related diagnostics — Part 3: Diagnostic connector and related electrical circuits, specification and use.
  2. Art. 218 III do Código de Trânsito Brasileiro - Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Retirado em 07/03/2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm

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