Abstract
Objetivo: Estudar como a identificação de mentiras na comunicação humana é abordada em cenas selecionadas do seriado de televisão Lie To Me a partir da análise de 6 canais - voz, conteúdo linguístico, estilo interacional, psicofisiologia, movimentos faciais e movimentos corporais. Método: Estudo descritivo. Realizou-se a seleção das cenas de maior conteúdo teórico escolhidas através de inspeção visual e sua contraposição com a literatura supostamente inspiradora da série e com bibliografia complementar. Classificou-se as cenas por canais de análise de mentira e enquadradas em, pelo menos, um dos seis canais, bem como em cenas adicionais secundárias. Transcreveu-se todas elas para o corpo do texto, contendo tempo de cena, personagens inclusos, contexto e local e falas respectivas. Resultados: As doze cenas eleitas apresentaram respaldo científico, mas também demonstraram caricaturas da identificação de mentiras que mereceram ressalvas. Encontrou-se mais cenas no canal dos movimentos faciais e menos no canal do conteúdo linguístico. Conclusão: A análise das cenas revelou discordância teórica com os autores da bibliografia selecionada, o que dificulta o processo real de identificação. De resto, as passagens analisadas demonstraram, para o imaginário popular, a importância das expressões faciais na detecção do engano, bem como alimentou uma visão romantizada da existência de uma habilidade sobre-humana de identificação de mentiras.