Microscópio eletrônico de varredura e Luminol/DNA como ferramentas na elucidação de caso de franco atirador em São Paulo


Resumo

A máxima do Princípio de Locard, de que todo contato deixa uma marca, é muito popular entre profissionais da criminalística, porém, muitas vezes, não é exercida em seu sentido mais amplo. Comumente, a análise de um local de crime restringe-se à busca de vestígios deixados pelo autor, ignorando possíveis elementos presentes no ambiente que foram transferidos ao criminoso. Este relato de caso, tem por fim, demostrar a utilização prática desse princípio em que foi possível estabelecer a correlação de um suspeito com um local de duplo homicídio consumado e homicídio tentado com utilização de arma de fogo. O objeto de análise foi o calçado de um suspeito, utilizando-se o exame com o emprego de Luminol, para orientar a pesquisa de sangue no solado, análise de DNA das regiões quimioluminescentes ao Luminol e por fim, microscópio eletrônico de varredura para pesquisa de fragmentos de vidro. Ambos apontaram elementos comuns ao local de crime e solado do calçado do suspeito, indicando que este esteve no local dos fatos durante/após o delito, pisando no sangue de uma das vítimas fatais e também em fragmentos de vidro presentes na entrada do estabelecimento. Tais resultados comprovam a necessidade de se atentar a micro vestígios que podem estar presentes com suspeitos, principalmente em calçados.


Palavras-chave

Locard Principle
Luminol
Scanning electron microscopy
Micro traces
Luminol;
Microscópio eletrônico de varredura
Micro vestígios
Princípio de Locard

Referências

  1. C.R. Dias et al. Introdução à Genética Forense. 3ª ed – Campinas: Editora Millennium, 2020.
  2. D. Tocchetto; L. E. Dorea; V. Quintela; V. P. Stumvoll. Tratado de Perícias Criminalísticas. 5ª ed. – Campinas: Editora Millennium, 2012.
  3. C. T. M. Damasceno; J. A. Velho; K. A. Costa. Locais de Crime: Dos vestígios à dinâmica criminosa. Campinas: Editora Millennium, 2013.
  4. F. Barni et al. Forensic application of the luminol reaction as a presumptive test for latent blood detection. Talanta 72(3), 896-913, 2007.
  5. M. Scimeca, et al. Energy Dispersive X-ray (EDX) microanalysis: A powerful tool in biomedical research and diagnosis. European Journal of Histochemistry 62(1), 2018.
  6. F.B.H. Dantas. Microscopia eletrônica de varredura aplicada à avaliação de embalagens de vidro. Informativo CETEA, Campinas, 16(2), 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Criminalística

Compartilhe

Download

Autor(es)