Indexação

 A Revista é indexada nas seguintes bases de dados:

Foco e Escopo

Missão

 A Revista Brasileira de Criminalística destina-se a publicação gratuita de artigos originais que contribuam para a promoção, a divulgação e o desenvolvimento científico e tecnológico das ciências forenses, referentes aos resultados de pesquisas, avanços, projetos técnico-científicos e relatos de caso relacionados à criminalística, incluindo as interfaces com outros ramos da ciência, como Física, Química, Biologia, Odontologia, Farmacologia, Informática, Contabilidade, Engenharias, entre outras.

Escopo e política

Revista Brasileira de Criminalística (RBC) tem por objetivo a publicação de artigos e revisões de literatura na área de Ciência Forense. Os autores devem concordar em não publicar em nenhuma outra revista um artigo submetido e aceito para publicação pela Revista Brasileira de Criminalística (RBC). Não é cobrado nenhum tipo de taxa (seja de processamento do artigo seja de sua submissão).

Os trabalhos devem ser de interesse permanente sobre pesquisas, avanços e projetos relacionados à Criminalística que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Relato de pesquisa: pesquisa científica baseada em dados experimentais, utilizando método científico.

  • Estudo teórico: análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas.

  • Relato de experiência profissional: estudo de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação de peritos nas diferentes áreas.

  • Revisão crítica da literatura: análise de um corpo abrangente de artigos científicos relativos a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Criminalística.

  • Comunicação breve: relato de pesquisa sucinto, porém completo, de uma investigação específica ou de um caso pericialmente relevante.

  • Carta ao editor: avaliação crítica de conteúdo publicado na Revista Brasileira de Criminalística ou resposta de autores a crítica formulada a artigo de sua autoria.

  • Nota técnica: descrição de instrumentos e técnicas originais de pesquisa ou de levantamento pericial. 

  • Resenha: revisão crítica de obra recém publicada, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. 

  • Notícia: divulgação de fato ou evento de conteúdo relacionado à Criminalística, não sendo exigidas originalidade e exclusividade na publicação.

Cabe aos editores decidir sobre a aceitação para publicação, baseando-se na opinião de dois revisores ad hoc e, se necessário, de um terceiro e/ou de um membro do Conselho Editorial.