Incorporando graus de liberdade de rotação em modelo clássico em acidente de trânsito – modelo de espalhamento entre dois veículos


Resumo

Neste trabalho é apresentado de modo detalhado um modelo simples onde é introduzido o grau de liberdade de rotação no espalhamento de dois veículos, sendo o modelo clássico apresentado em detalhes na referência [3]. São adotadas aqui as mesmas aproximações não rigorosas quanto a dissipação de energia e momento no vértice de interação entre os veículos, sendo este efeito desconsiderado. O objetivo principal é o estabelecimento de um modelo com a incorporação de graus de liberdade de rotação para comparação do seu efeito frente ao modelo de “pontos materiais” usualmente empregado. Tal modelo aqui apresentado encontra-se em trabalho de formação de curso da ACADEPOL São Paulo do ano de 2006 de autoria do presente.

Palavras-chave


Referências

  1. R.F. Aragão. Acidentes de Trânsito, aspectos técnicos e jurídicos. 3ª Edição. Millennium, Brasil (2003) 408p.
  2. J.B. Marion; S.T Thornton. Classical Dynamics of particles and systems. 5ª Edição. Brooks Cole – Thomson Learning, Estados unidos (2004) 672p.
  3. O. Negrine Neto; R. Kleinübing. Dinâmica dos acidentes de trânsito, análises, reconstruções e prevenção. 2ª Edição. Millennium, Brasil (2006) 264p.

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Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Criminalística

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Autor(es)

    Flávio Henrique Severino Oliveira Vieira

    Instituto de Criminalística, Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo

    Bacharel em Física pelo IF-USP São Paulo;

    Mestre em Física Teórica pelo Departamento de Física Matemática do IF-USP São Paulo;

    Membro da Sociedade Brasileira de Física.