Incorporando graus de liberdade de rotação em modelo clássico em acidente de trânsito – modelo de espalhamento entre dois veículos


Résumé

Neste trabalho é apresentado de modo detalhado um modelo simples onde é introduzido o grau de liberdade de rotação no espalhamento de dois veículos, sendo o modelo clássico apresentado em detalhes na referência [3]. São adotadas aqui as mesmas aproximações não rigorosas quanto a dissipação de energia e momento no vértice de interação entre os veículos, sendo este efeito desconsiderado. O objetivo principal é o estabelecimento de um modelo com a incorporação de graus de liberdade de rotação para comparação do seu efeito frente ao modelo de “pontos materiais” usualmente empregado. Tal modelo aqui apresentado encontra-se em trabalho de formação de curso da ACADEPOL São Paulo do ano de 2006 de autoria do presente.

Références

  1. R.F. Aragão. Acidentes de Trânsito, aspectos técnicos e jurídicos. 3ª Edição. Millennium, Brasil (2003) 408p.
  2. J.B. Marion; S.T Thornton. Classical Dynamics of particles and systems. 5ª Edição. Brooks Cole – Thomson Learning, Estados unidos (2004) 672p.
  3. O. Negrine Neto; R. Kleinübing. Dinâmica dos acidentes de trânsito, análises, reconstruções e prevenção. 2ª Edição. Millennium, Brasil (2006) 264p.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

(c) Tous droits réservés Revista Brasileira de Criminalística 2011

Partager

Auteurs)

    Flávio Henrique Severino Oliveira Vieira

    Instituto de Criminalística, Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo

    Bacharel em Física pelo IF-USP São Paulo;

    Mestre em Física Teórica pelo Departamento de Física Matemática do IF-USP São Paulo;

    Membro da Sociedade Brasileira de Física.