Incorporando graus de liberdade de rotação em modelo clássico em acidente de trânsito – modelo de espalhamento entre dois veículos


Résumé

Neste trabalho é apresentado de modo detalhado um modelo simples onde é introduzido o grau de liberdade de rotação no espalhamento de dois veículos, sendo o modelo clássico apresentado em detalhes na referência [3]. São adotadas aqui as mesmas aproximações não rigorosas quanto a dissipação de energia e momento no vértice de interação entre os veículos, sendo este efeito desconsiderado. O objetivo principal é o estabelecimento de um modelo com a incorporação de graus de liberdade de rotação para comparação do seu efeito frente ao modelo de “pontos materiais” usualmente empregado. Tal modelo aqui apresentado encontra-se em trabalho de formação de curso da ACADEPOL São Paulo do ano de 2006 de autoria do presente.

Références

  1. R.F. Aragão. Acidentes de Trânsito, aspectos técnicos e jurídicos. 3ª Edição. Millennium, Brasil (2003) 408p.
  2. J.B. Marion; S.T Thornton. Classical Dynamics of particles and systems. 5ª Edição. Brooks Cole – Thomson Learning, Estados unidos (2004) 672p.
  3. O. Negrine Neto; R. Kleinübing. Dinâmica dos acidentes de trânsito, análises, reconstruções e prevenção. 2ª Edição. Millennium, Brasil (2006) 264p.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.

(c) Tous droits réservés Revista Brasileira de Criminalística 2011

Partager

Auteurs)

  • Flávio Henrique Severino Oliveira Vieira,
  • Flávio Henrique Severino Oliveira Vieira

    Instituto de Criminalística, Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo

    Bacharel em Física pelo IF-USP São Paulo;

    Mestre em Física Teórica pelo Departamento de Física Matemática do IF-USP São Paulo;

    Membro da Sociedade Brasileira de Física.