Identificação de segmentos críticos em acidentes de trânsito na Rodovia DF-002: geoprocessamento de dados do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal


Resumo

Brasília-DF é uma cidade atípica no que diz respeito a sua arquitetura. Em sua concepção básica, é composta por dois eixos que se cruzam dando forma ao seu traçado básico. Esses dois eixos são grandes rodovias inseridas em ambiente urbano, o que proporciona maior velocidade média dos veículos e, por conseqüência, maior gravidade dos acidentes de trânsito. Entender como, onde e por que esses acidentes ocorrem pode auxiliar na prevenção de novas ocorrências. Este artigo tem como objetivo demonstrar a viabilidade do uso do banco de dados de ocorrências de acidente de trânsito com vítimas do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal para a definição de segmentos críticos de rodovias, por meio de ferramenta SIG. O estudo de caso foi feito com dados da rodovia DF-002 (trecho sul).

Palavras-Chave: Acidente de trânsito; Delitos de trânsito; Georreferenciamento.


Palavras-chave

Acidente de Trânsito
Delitos de Trânsito
Georreferenciamento

Referências

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Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Criminalística

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Autor(es)

  • Charles Albert Andrade,
  • Alan de Oliveira Lopes,
  • Marcos Kleber Ribeiro,
  • Walter Fonseca,
  • Charles Albert Andrade

    IC/PCDF

    Alan de Oliveira Lopes

    Serviço de Perícias de Engenharia - SEPEMA, Instituto Nacional de Criminalística - INC, Polícia Federal - PF, Brasília (DF), Brasil.

    Marcos Kleber Ribeiro

    Serviço de Perícias de Engenharia - SEPEMA, Instituto Nacional de Criminalística - INC, Polícia Federal - PF, Brasília (DF), Brasil.

    Walter Fonseca

    Oficial reformado da Força Aérea Brasileira.

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