Proposta de procedimentos para avaliação e dimensionamento de escalas de plantão adequadas a serviços de perícias de locais de crime, uma modelagem matemática


Resumo

A discussão sobre a escala de trabalho a que devem ser submetidos os peritos criminais e legistas que laboram em escala de plantão atendendo requisições de perícias em locais de crime é recorrente. O motivo principal é uma peculiaridade do trabalho pericial: para sua conclusão são necessárias duas etapas distintas, o exame pericial e a confecção do laudo pericial. O presente trabalho, através de uma modelagem matemática baseada em indicadores de capacidade, propõe procedimentos técnicos e objetivos para auxílio do gestor na avaliação e dimensionamento das escalas de plantão adequadas a serviços de perícias de locais de crime. Neste sentido, faz-se necessário debruçar-se sobre as escalas de plantão, a capacidade máxima de atendimento do perito plantonista durante um plantão e a capacidade máxima de confecção de laudos periciais. Esses indicadores são uma informação essencial para o gestor, para os peritos oficiais, para o sistema de justiça e para a sociedade. De posse dessa informação os indivíduos e instituições interessados podem avaliar se o tempo é adequado e se medidas devem ser tomadas para readequação.


Palavras-chave

Escala de plantão
Gestão
Perícia
Local de crime
Laudo pericial

Referências

  1. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
  2. BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. DOU de 9.8.1943.
  3. BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. DOU de 13.10.1941.
  4. BRASIL. Lei nº 12030, de 17 de setembro de 2009. Dispõe sobre as perícias oficiais e dá outras providências. DOU de 18.9.2009.
  5. Secretaria Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça. Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil. Brasil (2012) 63-69.
  6. A.S. CASTRO. Adequação do tempo de resposta da Perícia Criminal. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização), Academia Estadual de Segurança Pública e Universidade Estadual de Goiás, 2017.
  7. C.G. Belluco. Indicadores de produtividade aplicados à criminalística da Polícia Federal. Dissertação de Mestrado, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Criminalística

Compartilhe

Download

Autor(es)

  • Filipe Guimarães Teixeira,
  • Filipe Guimarães Teixeira

    ICCE/PCERJ

    Graduação em Engenharia Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (2017) pela Universidade Candido Mendes, Mestre em Ciências pelo Programa Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Perito Criminal do Estado do Rio de Janeiro desde 2015, aluno de Graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2018.

    CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2557395790824026