Proposta de emprego de giroscópio e acelerômetro na perícia de acidentes automobilísticos


Resumo

Os módulos de airbag que equipam os atuais veículos são responsáveis por acionar a deflagração de suas bolsas, quando certo limiar de desaceleração é percebido pelo seu sensor. Quando este limiar é atingido, dados de colisão como aceleração, velocidade, situação do pedal de freio (pressionado ou não) e estado dos cintos de segurança (tensionados ou não) são gravados na memória do módulo. Em países desenvolvidos existem scanners capazes de extrair essas informações e gerar relatórios extremamente úteis para análise forense de acidentes de trânsito. Porém, na grande maioria dos casos, esses scanners não são compatíveis com os veículos fabricados no Brasil ou são de uso exclusivo das montadoras, por isso, a análise pericial fica prejudicada. Esse trabalho pretende propor uma solução de baixo custo que possa ser embarcada nos veículos, como por exemplo em viaturas policiais, e que grave, de maneira simples e confiável os dados de velocidade angular e aceleração de uma eventual colisão. O equipamento proposto seria útil, ainda, no estudo do funcionamento dos módulos de airbag dos veículos nacionais, na medida em que geraria resultados para servir de comparação com os módulos das montadoras.


Palavras-chave

Airbag
Módulo
Acelerômetro
Giroscópio
Pré-tensionador
Caixa preta
Acidente de trânsito
EDR

Referências

  1. Wikipedia – Event Data Recorder. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Event_data_recorder>. Acesso em 5 de novembro de 2016.
  2. Rosalyn G. Millman. 49 CFR Parts 552, 571, 585 and 595. National Highway Traffic Safety Administration, Departamento f Transportation.
  3. Wikipedia – Bosch Diagnostics. Disponível em: <https://www.boschdiagnostics.com/cdr/>. Acesso em 21 de outubro de 2016.
  4. W. Rosenbluth. Black Box data From Accident Vehicles, Methods of Retrival, Translation, and Interpretation. Ed. ASTM International. 2009.
  5. Atmel ATmega640/V-1280/V-1281/V-2560/V-2561/V. 2549Q–AVR–02/2014. Datasheet.
  6. MPU-6000 and MPU-6050 Product Specification,
  7. Revision 3.4, Release Date: 08/19/2013, Document Number: PS-MPU-6000A-00. InvenSense.
  8. Michroship 24AA1025/24LC1025/24FC1025. DS21941B. Datasheet.
  9. Maxim Integrated DS1307 64 x 8, Serial, I2 C Real-Time Clock.
  10. Maxim Integrated I2C-bus specification and user manual. UM10204. Rev. 6 — 4 April 2014. NXP Semiconductors.
  11. C.Y. Chan. Fundamentals of Crash Sensing in Automotive Air Bag Systems. Ed. SAE International. 2000.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Criminalística

Compartilhe

Download

Autor(es)

  • Vinícius de Oliveira Lima,
  • Z. Ricardo,
  • Vinícius de Oliveira Lima

    Instituto de Crimalística, PCDF

    Perito Criminal há 3 anos, lotado atualmente na Seção de Delitos de Trânsito do Instituto de Criminalística da Policia Civil do Distrito Federal.

    Formando em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB.

    Z. Ricardo