Resumo
Estudo do travamento do ponteiro do velocímetro de veículos decorrente de colisões frontais, uma análise da validade de se atribuir como indicação da velocidade de colisão a partir do travamento da agulha em alguma posição da escala do velocímetro. Para embasar o estudo foi feita uma revisão bibliográfica na literatura internacional que trata do assunto, visando suprir inclusive uma deficiência na literatura brasileira especializada em acidente de trânsito que é extremamente carente desse tema. Também apresentamos como complementação e verificação da teoria, resultado de testes práticos realizados em laboratório de calibração do velocímetro a fim de demonstrar quais os casos em que o ponteiro trava para os vários tipos de velocímetros existentes, bem como sua evolução ao longo dos tempos. Sugerimos uma análise pormenorizada do travamento do ponteiro nos casos em que o reconstrucionista de acidente de trânsito se deparar com esse fenômeno, entender quais são os principais aspectos envolvidos e os pré-requisitos mínimos que deverão ser observados para se descartar ou validar, como meio de prova da indicação da velocidade de colisão.