Possibilidade de uso de fitas de uroanálise em análises forenses


Resumen

Fitas de uroanálise têm sido amplamente utilizadas na avaliação de parâmetros físico-químicos da urina devido ao baixo custo, à rapidez, à simplicidade do método e, sobretudo, à sua versatilidade, uma vez que estas possibilitam a análise simultânea de diferentes parâmetros, como o pH, a presença de nitrito e de hemoglobina, em um tempo de análise de cerca de 2 minutos. Com base nessas propriedades, levantou-se a possibilidade de sua utilização em análises forenses, tanto em campo, como em laboratório, com destaque para a pesquisa de substâncias hemáticas comumente presentes em cenas de crime. O trabalho discute ainda, a possibilidade de utilização da fita em pesquisa de nitrito para a determinação de recentidade de disparo de arma de fogo, na detecção de acetona utilizada para o refino de entorpecentes, bem como a determinação de pH de soluções de lavagem de gases, fator importante em perícias de engenharia forense. Além das qualidades anteriormente citadas, as fitas de uroanálise oferecem ainda a possibilidade de um teste de fácil padronização e rastreabilidade de resultados, o que vai de encontro às atuais tendências de normatização do trabalho pericial.


Citas

  1. PRODIMOL, Bula de instruções de Urofita 10 DL; edição 02/2008 A35490.
  2. STRASINGER, S.K.; DI LORENZO, M.S. Urinalysis and body fluids, 5th ed. F. A. Davis Company, Philadelphia, p. 53-77, 2008.
  3. BEVEL, T.; GARDNER, R.M. Bloodstain pattern analysis with an introduction to crime scene reconstruction; 3rd ed.; CRC Press; Boca Raton; p.275-297, 2008.
  4. STUART, H.J.; KISH, P.E.; SUTTON, P.S. Principles of bloodstain pattern analysis: theory and practice; CRC Press; Boca Raton, p 355-358, 2005.
  5. VERNON, J.G. Practical homicide investigation: tactics, procedures, and forensic techniques, 4th ed., CRC Press, Boca Raton, p. 574-586, 2006.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2014 Revista Brasileira de Criminalística

Compartir

Autor(es)