Metodologia para reprodução simulada dos fatos em presídios: casuística de americano


Abstract

Trata-se de um relato de experiência profissional sobre a metodologia desenvolvida na realização da primeira Reprodução Simulada dos Fatos (RSF) dentro de um complexo penitenciário, realizada no Brasil, situado em Americano, na Cidade de Santa Izabel, região metropolitana de Belém-PA. A referida RSF visou cumprir solicitação da Corregedoria Geral do Polícia Militar Estadual com o objetivo de dirimir dúvidas sobre a conduta de policiais militares envolvidos na ação de contenção de detentos, durante uma tentativa de fuga no presídio de Americano, onde ocorreu a morte de 22 detentos e de um agente penitenciário. Havia três seguimentos de pessoas envolvidas na ação e no procedimento pericial: policiais militares na condição de investigados, agentes penitenciários na condição de vítimas e testemunhas e detentos na condição de testemunhas. A metodologia desenvolvida, para o caso em questão, foi organizada em quatro etapas a saber: Análise do inquérito, Planejamento da logística de movimentação no presídio, Planejamento da Segurança e Execução da RSF. O planejamento da logística, segurança e execução teve a participação de diversos órgãos da Segurança Pública Estadual, além dos órgãos de fiscalização como Ministério Público e Ouvidoria. Nesse sentido, pensar uma metodologia específica para esta demanda, foi determinante para o efetivo sucesso do procedimento pericial solicitado, permitindo que todas as ações planejadas fossem cumpridas e que as dúvidas existentes fossem esclarecidas.


Literaturhinweise

  1. A.B. Reis, Metodologia Científica e Perícia Criminal, Millennium, Brasil, 2006.
  2. Brasil, Código de Processo Penal, 1941.
  3. A. Espindula; A.T. Bruni; J.A. Velho, Locais de crime: dos vestígios à dinâmica criminosa, Millennium, Brasil, 2006, 486-510.
  4. . G. Ambrosio, Psicologia do testemunho: técnicas de entrevista cognitiva. Rev.TRT da 15ª região, 46: 31-51, 2015.
  5. R. M. Paulo; P. B. Albuquerque; R. A. Bull, A entrevista Cognitiva Melhorada: Pressupostos teóricos, investigação e aplicação. Rev. da Associação Portuguesa de Psicologia 28(2), 21-31, 2014.

Creative-Commons-Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Criminalística

Teilen

Autor(en)

  • Mariluzio Araujo Moreira da Silva,
  • Carolina tavares Calderaro de Jesus,
  • Creusa Alice Lopes dos Santos Dias,
  • Janio Roberto Arnaud Ferreira,
  • Jadir Ataide dos Santos,
  • Yara Lucia LINS JENNINGS,
  • Mariluzio Araujo Moreira da Silva

    Centro de Pericias Científicas Renato Chaves

    Perito Criminal do Centro de Perícias Cientifics Renato Chaves no Núcleo de Crimes Contra a Vida, Docente do Instituto Federal de educação Ciencia e Tecnologia do Pará-Campus Ananindeua.

    Carolina tavares Calderaro de Jesus

    CPC Renato Chaves

    Perita Criminal do Nucleo de Crimes Contra a Vida

    Creusa Alice Lopes dos Santos Dias

    Centro de Pericias Científicas Renato Chaves

    Perita Criminal do CPC Renato chaves gerente do NCCV

    Janio Roberto Arnaud Ferreira

    Centro de Pericias Científicas Renato Chaves

    Perito Criminal do CPC Renato Chaves gerente de constatação do NCCV

    Jadir Ataide dos Santos

    CPC Renato Chaves

    Perito Criminal do CPC Renato Chaves do NCCV

    Yara Lucia LINS JENNINGS

    CPC Renato Chaves

    Perita Criminal do CPC Renato Chaves do NCCV