Como o esforço do perito de local, em SC, e o BNPG levaram à solução de um homicídio no PR após 10 anos sem suspeitos


Resumo

Apesar dos esforços dos estados em manter recursos humanos adequados, é cada vez maior a discrepância na relação entre a quantidade de Peritos Criminais e a quantidade de crimes ocorridos no Brasil[1]. O Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) é uma ferramenta que permite diminuir este desequilíbrio, viabilizando a determinação de autores tanto em crimes em investigação, quanto nos casos “frios” (sem suspeitos de autoria). Este artigo apresenta o exemplo de conduta de um Perito de Local que, mesmo sem requisição, vislumbrou a importância da coleta de material biológico no hospital, de uma menina estuprada e jogada em um trem para morrer em Santa Catarina. Este procedimento, além de culminar na confirmação e condenação do autor, permitiu – via BNPG – fazer a indicação do mesmo indivíduo como o responsável pelo estupro e homicídio de outra vítima, no PR, passados 10 anos, sem a existência de nenhum suspeito. Este trabalho demonstra, portanto, como o labor do Perito Criminalístico de Local impacta diretamente na determinação de autoria e materialidade de um crime, devendo estes sempre se esmerarem para atingir seus objetivos.


Palavras-chave

Coleta
Estupro
Homicídio
BNPG
Requisição

Referências

  1. GODINHO, Neide Maria de Oliveira. Banco de dados de DNA: uma ferramenta a serviço da justiça. Acessado em 10/07/2019. Disponível em:
  2. https://doi.org/10.29377/rebesp.v7i2.193
  3. Assassinato é solucionado quase 10 anos depois com ajuda de banco genético. Acessado em: 29/06/2019. Disponível em:
  4. https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/06/27/assassinato-em-sc-e-solucionado-quase-10-anos-depois-com-ajuda-de-banco-genetico.ghtml
  5. Adolescente fica gravemente ferida após ser atropelada por trem no Norte. Acessado em 09/07/19. Disponível em:
  6. http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/10/adolescente-fica-gravemente-ferida-apos-ser-atropelada-por-trem-no-norte.html
  7. SILVA Netto, Amilcar da Serra e; Manual de atendimento a locais de morte violenta: investigação pericial e policial, Campinas: Millennium: 2016.
  8. TOCHETTO, Domingos; Criminalística, Campinas: Millennium, 2012.
  9. GONÇALVES, Joanisval Brito; Atividade de Inteligência e legislação correlata, Niterói: Impetus, 2011
  10. Figueiredo, Isabel S.; Neme, Cristina; Lima, C. S. Loureiro. Homicídios no Brasil: registro e fluxo de informações . Brasília: Ministério da Justiça, Senasp: 2013. (Coleção Pensando a Segurança Pública, V. 1).
  11. Amnésia dissociativa, esquecimento causado por trauma. Acessado em 09/07/2019. Disponível em:
  12. https://amenteemaravilhosa.com.br/amnesia-dissociativa-esquecimento-trauma/
  13. MPSC obtém condenação de responsável por tentativa de homicídio e estupro em Mafra. Acessado em 10/07/2019. Disponível em:
  14. https://www.cnpg.org.br/index.php/comunicacao-menu/todas-noticias-cnpg/noticias-mps-estados/39-mpsc/5815-santa-catarina-mpsc-obtem-condenacao-de-responsavel-por-tentativa-de-homicidio-e-estupro-em-mafra.
  15. Com software que analisa DNA, IGP desvenda crime de 2013 em SC. Acessado em 10/07/2019. Disponível em:
  16. http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/02/com-software-que-analisa-dna-igp-desvenda-crime-de-2013-em-sc.html.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Criminalística

Compartilhe

Download

Autor(es)

  • Odicsan E. M. V. e R. Penna,
  • Odicsan E. M. V. e R. Penna

    Instituto Geral de Perícias

    Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós graduado em Inteligência Criminal pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Pós graduando em Perícias em Incêncdios e Explosões pelo CBMSC. Graduação em Direito pela Universidade do Contestado - suspensa. Experiência na área de Investigação e Inteligência pela Policia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente é Perito Criminal do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina, fazendo parte do quadro dos colaboradores da Força Nacional de Segurança Pública. Parte do quadro de professores da Acadepol-SC e Acape-SC, nas matérias correlatas à Criminalística. Tutor EAD/Senasp na matéria de Balística Aplicada.